CINCO DICAS PARA EMPREENDER NO RAMO DE DOCES E CHOCOLATES .

 

Veja os cuidados exigidos pelo segmento e como conquistar o cliente nas datas comemorativas que estimulam as vendas de alimentos, como a Páscoa
Veja os cuidados exigidos pelo segmento e como conquistar o cliente nas datas comemorativas que estimulam as vendas de alimentos, como a Páscoa

Veja abaixo cinco dicas que podem ajudar o empreendedor na decisão: 

1 - Segundo Roberto Kanter, consultor de empresas e professor da FGV do Rio, o primeiro passo (e que vale para qualquer negócio) é definir com clareza o público-alvo, fazer pesquisa de mercado para encontrar referências positivas no setor e decidir se possui talento/vocação para produzir os produtos ou se deve se alinhar a uma franquia.

2 - Jamais optar por um negócio somente porque ele “está na moda”. Kanter explica que o empreendedor precisa se identificar com o produto e, naturalmente, gostar de interagir com pessoas. 

3 - “Testar” os produtos com parentes, eventuais colegas de trabalho e amigos para saber a real aceitação do produto é fundamental. Outros pontos importantes são ter um diferencial, seja em termos de ingredientes (sem fugir muito do tradicional), na forma de apresentação e/ou, principalmente, no atendimento, e como atingir potenciais consumidores e/ou novos nichos de mercado. 

4 - Cuidados com a higiene, a validade e a entrega rápida são essenciais quando se trata do ramo da venda de alimentos. “Todo negócio que envolve alimentação de algum tipo, mesmo que não preparada no local, deve tomar cuidados em relação à validade e conservação. Produtos como chocolates sofrem muito com o calor, e se não estiverem expostos de maneira apropriada podem se tornar pouco atrativos e estragar com maior velocidade”, aponta Camargo. 

5 - Comunicação, divulgação e promoção: aproveitar datas nas quais a procura por doces e chocolates é alta, como a Páscoa, e oferecer produtos diferentes pode ajudar a incrementar as vendas. Mas para isso não basta inovar na mercadoria, tem que informar e atrair o cliente. “Só lembramos da Páscoa poucas semanas antes, então o empresário precisa se planejar com antecedência para a data, contatar potenciais clientes e sondar a demanda para não produzir ou comprar demais e ficar com sobras muito específicas da data, como ovos de chocolate”, frisa o diretor da Expo Brasil Chocolate, feira especializada no doce, Luis Machado. 



Comentários