PLANO DE AULA.
PRIMEIRA SEMANA.
Professor(a): AMILIA PEREIRA CALIL |
Turma: 1º Ano Ensino Médio |
Semana(s): 1ª Semana: 03 à 04/05/2022 |
Título: A SUSTENTABILIDADE EM UMA
PERSPECTIVA EMPREENDEDORA E MULTICULTURAL. Criação do Blog. |
||
Tema do componente curricular: O
que é ser Empreendedor? Sub-tema central do Blog. |
||
Objetivos a serem alcançados no
período indicado:Despertar
nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e
habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para
alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e
realizados. Fazer todos detalhamentos no Blog
na medida em que forem acontecendo. |
||
Recursos necessários e descrição
de como serão aplicados: Quadro branco; Datashow para apresentação do
conteúdo; Papel A4, caneta e lápis para atividades. Um computador para criação do Blog. |
||
Nome e descrição da metodologia
escolhida:Exposição dialogada e a técnica de apresentação |
||
Descrição da proposta de abertura
da aula: o professor(a) se apresentará e também falará do calendário e dos
conteúdos a serem trabalhados- boas
vinda (https://url.gratis/9BYlcJ); cronograma (https://url.gratis/oxuW3C),
e avaliação (https://url.gratis/OyKk4p ) ; 1. Os
alunos farão uma apresentação para os colegas como uma forma de interagir
(quebrar o gelo). 2.
Apresentação através do Datashow o conteúdo básico sobre o
que é SER EMPREENDEDOR – blog-( https://url.gratis/99UeZV),
video1 (https://youtu.be/If4crUAbCZ8) -
vídeo 2 (https://youtu.be/I-0eUfr98Ks) . 3. E outro
momento podendo os alunos estarem dispostos em círculo para uma visualização
de todos, a realização de um debate do que conseguiram compreender no
primeiro instante. 4.
Em outro momento os alunos darão sua contribuição de
empreendedores da comunidade que conseguem visualizar. 5- Na última etapa, os alunos faram
uma breve apresentação de toda a sua
compreensão sobre o conteúdo. |
||
Descrição detalhada de como será a
aula:Os alunos farão uma apresentação para os colegas como uma forma de
interagir (quebrar o gelo). Apresentação através do Datashow o
conteúdo básico sobre o que é empreendedorismo e o que é ser Empreendedor? E outro momento podendo os alunos
estarem dispostos em círculo para uma visualização de todos, a realização de
um debate do que conseguiram compreender no primeiro instante. Em outro momento os alunos darão
sua contribuição de empreendedores da comunidade que conseguem visualizar. Na última etapa, os alunos farão
uma breve apresentação de toda a sua compreensão sobre o conteúdo. |
||
Descrição da(s) forma(s) de
avaliação: Participação
e interação junto as atividades realizadas individualmente e em grupo.
Acompanhar todo o desenvolvimento dos alunos diante das atividades, fazendo
análise como um todo. |
||
Descrição do encerramento da aula:
Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o
desenvolvimento da aula como também das atividades. |
Professor(a): AMILIA PEREIRA CALIL |
Turma: 1º Ano Ensino Médio |
Semana(s): 1ª Semana: 10 à 11/05/2022 |
|||
Título: A SUSTENTABILIDADE EM UMA PERSPECTIVA
EMPREENDEDORA E MULTICULTURAL. |
|||||
Tema do componente curricular: O
que é ser Empreendedor na sociedade moderna. Construindo e Registrando no Blog. |
|||||
Objetivos a serem alcançados no
período indicado: Identificar características de
atitudes empreendedoras que contribuem para as realizações pessoal e
profissional; Reconhecer atitudes empreendedoras
em si e no grupo; Indicar possibilidades de adoção de atitudes empreendedoras
na condução das suas vidas. Fazer todos detalhamentos no Blog
na medida em que forem acontecendo. |
|||||
Recursos necessários e descrição
de como serão aplicados: Quadro branco; Datashow para apresentação do
conteúdo; Papel A4, caneta e lápis para atividades. Um computador para registrar no Blog. |
|||||
Nome e descrição da metodologia
escolhida:Exposição dialogada e a técnica de apresentação |
|||||
Descrição da proposta de abertura
da aula:O
professor informa os alunos que fará uma apresentação dos conteúdos através
do Datashow, e logo após explicará a técnica Brainstorming e como deverão
realizar. Lembrando ainda da importância da participação das atividades e que
circula pela sala para esclarecimento de dúvidas.
O professor informa aos alunos a
respeito da dinâmica da aula e organiza os alunos em grupo para fazerem as
suas atividades. Incentiva o aprendizado aos alunos, e também informa que
estará junto para essa atividade como forma de mediador. Apresentação de uma atividade em
grupo: COMO SURGE UM EMPREENDEDOR: com questões elaboradas para identificar o
perfil de um futuro empreendedor. Elaborar um texto dissertativo se
realiza como ser um empreendedor na sua vida particular. |
|||||
Descrição detalhada de como será a
aula:Apresentação do conteúdo através de uma apresentação em Datashow das
características dos empreendedores –
blog- (https://url.gratis/bfRif7
) e dois vídeo do YouTube (- Video 1 (https://youtu.be/RPUsi_kyhHU
), vídeo 2 – (https://youtu.be/Jz3SNBtMcKE
); 1. Escrevendo
o título “ATITUDE EMPREENDEDORA” em duas folhas de papel pardo. Explicar a
técnica de Brainstorming (https://url.gratis/ztUs6a)
e logo após explicar como devem proceder na atividade
(https://url.gratis/GAivz7 ) 2.
Discutir todas as ideias que foram propostas na técnica de
forma dialogada com os colegas Finalizando com apresentação dos
resultados extraídos através da técnica.
|
Professor(a): AMILIA PEREIRA CALIL |
Turma: 1º Ano Ensino Médio |
Semana(s): 1ª Semana: 17 à 18/05/2022 |
Título: A SUSTENTABILIDADE EM UMA
PERSPECTIVA EMPREENDEDORA E MULTICULTURAL. |
||
Tema do componente curricular: A Evolução das Discussões sobre O
QUE É SER EMPREENDEDOR.
Registrando no Blog. |
||
Objetivos a serem alcançados no
período indicado:Despertar
nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e
habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para
alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e
realizados. Fazer todos detalhamentos no Blog
na medida em que forem acontecendo. |
||
Recursos necessários e descrição
de como serão aplicados: Quadro branco; Datashow para apresentação do
conteúdo; Papel A4, caneta e lápis para atividades. Um computador para registrar no Blog. |
||
Nome e descrição da metodologia
escolhida:Através
de aula expositiva com abertura ao diálogo com os alunos, estimulando a
interatividade, e feedback, visando relacionar teoria e prática. |
||
Descrição da proposta de abertura
da aula: O
professor informa aos alunos como será todo o procedimento da aula. Logo
após, organizar os alunos no formato de “U” para que todos possam se
visualizar num todo. Incentiva o aprendizado como também informa o quanto é
importante o aprendizado. E que interagir esclarecendo dúvidas e orientando
nas atividades. |
||
Descrição detalhada de como será a
aula: 1.
No primeiro momento dispor os
alunos na sala em formato de “U” para assistirem uma sequência de vídeos1-
https://youtu.be/LUr2QeynCFY, video 2 -https://youtu.be/PHghHhymP0c, vídeo 3
- https://youtu.be/HLodRmvRXJk. 2.
Em um segundo momento apresentação
do conteúdo usando o Datashow e com uma conversa no transcorrer da
apresentação. https://url.gratis/aEzAME , https://url.gratis/8vvsaB . 3-Ao final solicitar que os alunos
deem a sua opinião sobre o conteúdo. |
||
Descrição da(s) forma(s) de
avaliação: Assimilação
do conteúdo proposto em sala de aula e na prática. Através do diagnóstico de
participação e interesse, atenção e realização das atividades propostas. |
||
Descrição do encerramento da aula:
Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o
desenvolvimento da aula como também das atividades.
|
Professor(a): AMILIA PEREIRA CALIL |
Turma: 1º Ano Ensino Médio |
Semana(s): 1ª Semana: 24 à 25/05/2022 |
Título: A SUSTENTABILIDADE EM UMA
PERSPECTIVA EMPREENDEDORA E MULTICULTURAL. |
||
Tema do componente curricular: Quem é o(a) Empreendedor(a)? Sub-tema central do Blog. |
Objetivos a serem alcançados no
período indicado:Despertar
nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e
habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para
alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e
realizados. Fazer todos detalhamentos no Blog
na medida em que forem acontecendo. |
Recursos necessários e descrição
de como serão aplicados:Computador,
Celular (WhatsApp), Datashow, Google Forms Um computador para registro no Blog. |
Nome e descrição da metodologia
escolhida:Através
de aula expositiva com abertura a uma discussão com os alunos, estimulando a
interatividade, e feedback, visando relacionar teoria e prática. |
Descrição da proposta de abertura
da aula: O
professor informa que apresentará a dinâmica da aula e estimula os alunos a
prestarem atenção, dando ênfase na importância do aprendizado, e que estará
disponível a todo tempo para esclarecimento das dúvidas e orientando nas
atividades. |
Descrição detalhada de como será a
aula: 1.
Primeiro momento, apresentar vídeos com histórias de
empreendedores .Video - ( https://youtu.be/Jz3SNBtMcKEc )c e
perfil empreendedor - Link –blog - (https://url.gratis/XsTgvX ), (https://url.gratis/DuAI0q) e logo após pedir que os alunos falem a
respeito. 2. Segundo
momento, distribuir textos com histórias de empreendedores com posterior
discussão (https://url.gratis/UUFUSQ) 3.
Ao final disponibilizar para os alunos um formulário de perfil do
empreendedor (https://url.gratis/PTKn2f |
Descrição da(s) forma(s) de
avaliação: Através
da participação em sala de aula como também da realização das atividades
sugeridas. Verificando o desempenho em grupo e individual, pois é importante
considerar o todo, analisando todo o desenvolvimento do aluno no transcorrer
das atividades. |
Descrição do encerramento da aula:
Fazer
uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento
da aula como também das atividades. |
Comentários
Postar um comentário