PLANO DE AULA.

 PLANO DE AULA.

PRIMEIRA SEMANA.

Professor(a): AMILIA PEREIRA CALIL

Turma: 1º Ano Ensino Médio

Semana(s): 1ª Semana:

03 à 04/05/2022

Título: A SUSTENTABILIDADE EM UMA PERSPECTIVA EMPREENDEDORA E MULTICULTURAL.

Criação do Blog.

Tema do componente curricular: O que é ser Empreendedor?

Sub-tema central do Blog.

Objetivos a serem alcançados no período indicado:Despertar nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e realizados.

Fazer todos detalhamentos no Blog na medida em que forem acontecendo.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Quadro branco; Datashow para apresentação do conteúdo; Papel A4, caneta e lápis para atividades.

Um computador  para criação do Blog.

Nome e descrição da metodologia escolhida:Exposição dialogada e a técnica de apresentação

Descrição da proposta de abertura da aula: o professor(a) se apresentará e também falará do calendário e dos conteúdos a serem trabalhados-  boas vinda (https://url.gratis/9BYlcJ); cronograma (https://url.gratis/oxuW3C), e avaliação (https://url.gratis/OyKk4p ) ;

1.      Os alunos farão uma apresentação para os colegas como uma forma de interagir (quebrar o gelo).

2.      Apresentação através do Datashow o conteúdo básico sobre o que é SER EMPREENDEDOR – blog-( https://url.gratis/99UeZV), video1 (https://youtu.be/If4crUAbCZ8) - vídeo 2 (https://youtu.be/I-0eUfr98Ks) .

3.      E outro momento podendo os alunos estarem dispostos em círculo para uma visualização de todos, a realização de um debate do que conseguiram compreender no primeiro instante.

4.      Em outro momento os alunos darão sua contribuição de empreendedores da comunidade que conseguem visualizar.

       5- Na última etapa, os alunos faram uma breve apresentação de toda a sua        compreensão sobre o conteúdo.

Descrição detalhada de como será a aula:Os alunos farão uma apresentação para os colegas como uma forma de interagir (quebrar o gelo).

Apresentação através do Datashow o conteúdo básico sobre o que é empreendedorismo e o que é ser Empreendedor?

E outro momento podendo os alunos estarem dispostos em círculo para uma visualização de todos, a realização de um debate do que conseguiram compreender no primeiro instante.

Em outro momento os alunos darão sua contribuição de empreendedores da comunidade que conseguem visualizar.

Na última etapa, os alunos farão uma breve apresentação de toda a sua compreensão sobre o conteúdo.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Participação e interação junto as atividades realizadas individualmente e em grupo. Acompanhar todo o desenvolvimento dos alunos diante das atividades, fazendo análise como um todo.

Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.


PLANO DE AULA.
SEGUNDA SEMANA.

Professor(a): AMILIA PEREIRA CALIL

Turma: 1º Ano Ensino Médio

Semana(s): 1ª Semana:

10 à 11/05/2022

Título:  A SUSTENTABILIDADE EM UMA PERSPECTIVA EMPREENDEDORA E MULTICULTURAL.

Tema do componente curricular: O que é ser Empreendedor na sociedade moderna.

 Construindo e Registrando no Blog.

Objetivos a serem alcançados no período indicado: Identificar características de atitudes empreendedoras que contribuem para as realizações pessoal e profissional; Reconhecer atitudes empreendedoras em si e no grupo; Indicar possibilidades de adoção de atitudes empreendedoras na condução das suas vidas.  

Fazer todos detalhamentos no Blog na medida em que forem acontecendo.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Quadro branco; Datashow para apresentação do conteúdo; Papel A4, caneta e lápis para atividades.

Um computador  para registrar no Blog.

Nome e descrição da metodologia escolhida:Exposição dialogada e a técnica de apresentação

Descrição da proposta de abertura da aula:O professor informa os alunos que fará uma apresentação dos conteúdos através do Datashow, e logo após explicará a técnica Brainstorming e como deverão realizar. Lembrando ainda da importância da participação das atividades e que circula pela sala para esclarecimento de dúvidas.

O professor informa aos alunos a respeito da dinâmica da aula e organiza os alunos em grupo para fazerem as suas atividades. Incentiva o aprendizado aos alunos, e também informa que estará junto para essa atividade como forma de mediador.

Apresentação de uma atividade em grupo: COMO SURGE UM EMPREENDEDOR: com questões elaboradas para identificar o perfil de um futuro empreendedor.

Elaborar um texto dissertativo se realiza como ser um empreendedor na sua vida particular.

Descrição detalhada de como será a aula:Apresentação do conteúdo através de uma apresentação em Datashow das características dos empreendedores –  blog- (https://url.gratis/bfRif7 )  e dois vídeo do YouTube  (- Video 1 (https://youtu.be/RPUsi_kyhHU ), vídeo 2 – (https://youtu.be/Jz3SNBtMcKE );

1.      Escrevendo o título “ATITUDE EMPREENDEDORA” em duas folhas de papel pardo. Explicar a técnica de Brainstorming (https://url.gratis/ztUs6a) e logo após explicar como devem proceder na atividade (https://url.gratis/GAivz7 )

2.      Discutir todas as ideias que foram propostas na técnica de forma dialogada com os colegas

Finalizando com apresentação dos resultados extraídos através da técnica.


Descrição detalhada de como será a aula:Apresentação do conteúdo através de uma apresentação em Datashow das características dos empreendedores –  blog- (https://url.gratis/bfRif7 )  e dois vídeo do YouTube  (- Video 1 (https://youtu.be/RPUsi_kyhHU ), vídeo 2 – (https://youtu.be/Jz3SNBtMcKE );

1.      Escrevendo o título “ATITUDE EMPREENDEDORA” em duas folhas de papel pardo. Explicar a técnica de Brainstorming (https://url.gratis/ztUs6a) e logo após explicar como devem proceder na atividade (https://url.gratis/GAivz7 )

2.      Discutir todas as ideias que foram propostas na técnica de forma dialogada com os colegas

Finalizando com apresentação dos resultados extraídos através da técnica.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Será durante o processo de aprendizagem, com uma avaliação focada na capacidade de reflexão e pensamento crítico do aluno. Os alunos poderão se expressar de forma escrita, registrando suas conclusões ou nas discussões em grupo.

Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.


PLANO DE AULA
TERCEIRA SEMANA.

Professor(a): AMILIA PEREIRA CALIL

Turma: 1º Ano Ensino Médio

Semana(s): 1ª Semana:

17 à 18/05/2022

Título: A SUSTENTABILIDADE EM UMA PERSPECTIVA EMPREENDEDORA E MULTICULTURAL.

Tema do componente curricular: A Evolução das Discussões sobre O QUE É SER EMPREENDEDOR. 

Registrando no Blog.

Objetivos a serem alcançados no período indicado:Despertar nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e realizados.

Fazer todos detalhamentos no Blog na medida em que forem acontecendo.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados: Quadro branco; Datashow para apresentação do conteúdo; Papel A4, caneta e lápis para atividades.

Um computador  para registrar no Blog.

Nome e descrição da metodologia escolhida:Através de aula expositiva com abertura ao diálogo com os alunos, estimulando a interatividade, e feedback, visando relacionar teoria e prática.

Descrição da proposta de abertura da aula: O professor informa aos alunos como será todo o procedimento da aula. Logo após, organizar os alunos no formato de “U” para que todos possam se visualizar num todo. Incentiva o aprendizado como também informa o quanto é importante o aprendizado. E que interagir esclarecendo dúvidas e orientando nas atividades.

Descrição detalhada de como será a aula:

        1.  No primeiro momento dispor os alunos na sala em formato de “U” para assistirem uma sequência de vídeos1- https://youtu.be/LUr2QeynCFY, video 2 -https://youtu.be/PHghHhymP0c, vídeo 3 - https://youtu.be/HLodRmvRXJk.

        2.  Em um segundo momento apresentação do conteúdo usando o Datashow e com uma conversa no transcorrer da apresentação. https://url.gratis/aEzAME , https://url.gratis/8vvsaB .

        3-Ao final solicitar que os alunos deem a sua opinião sobre o conteúdo.

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Assimilação do conteúdo proposto em sala de aula e na prática. Através do diagnóstico de participação e interesse, atenção e realização das atividades propostas.

Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.

 


PLANO DE AULA.
QUARTA SEMANA.

Professor(a): AMILIA PEREIRA CALIL

Turma: 1º Ano Ensino Médio

Semana(s): 1ª Semana:

24 à 25/05/2022

Título: A SUSTENTABILIDADE EM UMA PERSPECTIVA EMPREENDEDORA E MULTICULTURAL.

Tema do componente curricular: Quem é o(a) Empreendedor(a)?

Sub-tema central do Blog.

Objetivos a serem alcançados no período indicado:Despertar nos alunos atitude empreendedora, iniciativa, desenvolvendo competências e habilidades cognitivas e emocionais proporcionando oportunidades para alcançarem sucesso em suas futuras carreiras e com isso serem felizes e realizados.

 Fazer todos detalhamentos no Blog na medida em que forem acontecendo.

Recursos necessários e descrição de como serão aplicados:Computador, Celular (WhatsApp), Datashow, Google Forms

Um computador  para registro no Blog.

Nome e descrição da metodologia escolhida:Através de aula expositiva com abertura a uma discussão com os alunos, estimulando a interatividade, e feedback, visando relacionar teoria e prática.

Descrição da proposta de abertura da aula: O professor informa que apresentará a dinâmica da aula e estimula os alunos a prestarem atenção, dando ênfase na importância do aprendizado, e que estará disponível a todo tempo para esclarecimento das dúvidas e orientando nas atividades.

Descrição detalhada de como será a aula:

1.      Primeiro momento, apresentar vídeos com histórias de empreendedores .Video - ( https://youtu.be/Jz3SNBtMcKEc  )c  e perfil empreendedor - Link –blog - (https://url.gratis/XsTgvX  ), (https://url.gratis/DuAI0q)  e logo após pedir que os alunos falem a respeito.

      2.   Segundo momento, distribuir textos com histórias de empreendedores com posterior discussão (https://url.gratis/UUFUSQ)

       3.  Ao final disponibilizar para os alunos um formulário de perfil do empreendedor (https://url.gratis/PTKn2f

Descrição da(s) forma(s) de avaliação: Através da participação em sala de aula como também da realização das atividades sugeridas. Verificando o desempenho em grupo e individual, pois é importante considerar o todo, analisando todo o desenvolvimento do aluno no transcorrer das atividades.

Descrição do encerramento da aula: Fazer uma avaliação informal com questionamento dos alunos sobre o desenvolvimento da aula como também das atividades.

 

 

Comentários