Era uma vez três amigos, André, Bruna e Renan.
André sempre compra produtos tecnológicos de uma mesma marca, apesar dos novos produtos que vêm sendo lançados por outras marcas trazerem novidades interessantes e mais inovadoras. Ao conversar com Bruna, uma amiga que estava compartilhando as novas funcionalidades de seu novo smartphone, André comentou que apesar de concordar que ele era mais inovador, o principal motivo para se manter fiel à marca de que é cliente, é a tradição. Além disso, para ele, a marca representa sofisticação, elegância e singularidade, já que, pelos preços serem mais altos, poucas pessoas do seu meio social usam. Na mesma conversa, Renan comentou que sua relação com a empresa de que André gosta é outra. Para ele, ela representa segurança, porque tem uma assistência técnica muito boa e seu maior medo é ficar sem os aparelhos que usa para trabalhar.
Analise as tarefas, ou os anseios, de André, Bruna e Renan e relacione com as dimensões que mais marcam a escolha deles pelas empresas.
( 1 ) Social ( ) Bruna
( 2 ) Emocional ( ) André
( 3 ) Funcional ( ) Renan
Resposta comentada
Você deve estar refletindo sobre como são diferentes as formas com que Renan, Bruna e André se relacionam com uma mesma categoria de produto! Pois veja, para Bruna, a escolha da marca tinha como objetivo explorar as novas funcionalidades do produto e o que ela poderia fazer com ele. Nesse caso, a relação é funcional, e está baseada no que ela passará a executar melhor, ou a partir do novo celular. Por outro lado, André associa a marca que ele escolheu com aspectos relacionados a como a marca é vista e os valores socialmente atribuídos à ela, por exemplo, sofisticação. Por fim, André tem na marca escolhida uma busca por segurança. Nesse caso, a marca resolve para ele um problema emocional, que tem relação com evitar ficar sem trabalho, sentindo-se, assim, seguro e assistido pelo negócio.
Comentários
Postar um comentário